NO AR, CAMPANHA PARA O PROJETO HACKATHON, VOLTADO PARA JOVENS DA PERIFERIA!

NO AR, CAMPANHA PARA O PROJETO HACKATHON, VOLTADO PARA JOVENS DA PERIFERIA!

Iniciativa:

Conexão Periferias e Educação – Campanha para desenvolvimento de Hackathon em comunidades periféricas – https://join.wsf2021.net/initiative/7824

Los botones llevan a noticia en idioma original o a traducciones manuales que existen 1/ picar el boton deseado (ejemplo EN) y 2/ fijar el motor de traducion automatica del sitio ( arriba derecho) en EN tambien: asi el motor de traduccion reconoce que esta en EN y no lo traduce

(en relacion con ) organizaciones (autoras)

COLETIVO EDUCAÇÃO E PERIFERIAS

https://join.wsf2021.net/organizations/7217

O projeto é a primeira iniciativa do Coletivo Educação e Periferias, que pretende promover a regeneração e a transformação social voltada para os jovens, com foco na educação digital, na tecnologia e nos saberes e talentos locais.

Hackathon é a junção de “hacker” com “marathon” ou maratona.  É a abordagem escolhida para incentivar o protagonismo dos jovens na identificação e solução de problemas locais, em conexão com suas famílias, redes de relações e comunidade em geral.

Queremos proporcionar a esses jovens oportunidade de acesso e desenvolvimento na tecnologia digital, a fim de evitar a exclusão social, visto que vivemos num mundo apoiado neste conhecimento.  O sentimento de pertencimento e autonomia será desenvolvido por meio desse diálogo, facilitando a atuação dos jovens em iniciativas de mudanças no seu território.

Serão formados grupos de dez jovens em três comunidades nas cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis e Duque de Caxias. Cada jovem receberá um equipamento e pacote de acesso à internet, suficientes para as atividades do projeto e para seus estudos online.

Iremos contemplar cerca de 30 jovens nesta versão piloto. Eles irão identificar e priorizar um problema de sua comunidade e buscar soluções, utilizando a tecnologia digital e os saberes e a criatividade locais.

Serão trabalhados conteúdos, técnicas pedagógicas e metodologias inovadoras e participativas, com uma pegada lúdica usando a arte sempre que possível.

Os jovens poderão também aprender a criar páginas nas redes sociais, gravar vídeos e podcasts, produzir curtas, ajudar empreendedores da periferia a inserir seu negócio na internet e até aprender a programar.

O Projeto Hackathon será feito em etapas, ao longo de 2021:

  • Primeiro a arrecadação dos equipamentos e recursos financeiros;
  • Em seguida, será feita a seleção dos jovens e a distribuição dos equipamentos;
  • Depois disso, será identificado e priorizado o problema a ser tratado, em cada comunidade;
  • Na sequência, irão desenvolver soluções para o problema, acompanhados por monitores e supervisionados pelos membros do Coletivo.
  • Ao final do projeto, será feita uma apresentação dos resultados para a comunidade, doadores e sociedade em geral

Para viabilizar o projeto, lançamos a Campanha para arrecadação de equipamentos e recursos financeiros e convidamos você para nos apoiar! Começou em 24 de janeiro e vai até 31 de março de 2021.

Se você mora no Rio de Janeiro ou cidades próximas e tem um tablet, celular ou laptop em bom estado, mas que não está utilizando, doe para o Projeto! Isso poderá fazer toda a diferença para um jovem que hoje não dispõe de nenhum!

Você também pode fazer sua doação em dinheiro, não importa onde more. Vamos usar tanto para a compra de equipamentos, quanto para os planos de internet e outras despesas do projeto. Veja detalhes a seguir:

 

Outras formas de apoiar esse projeto: siga e compartilhe nossas redes sociais!

Facebook /educacaoeperiferias

Instagram @educacaoeperiferias

E-mail educacaoeperiferias@gmail.com

Ajude a campanha de captação de recursos

Contribuições na página: http://vaka.me/1729086

Mais informações:

Facebook: https://m.facebook.com/educacaoeperiferias

Instagram: https://www.instagram.com/educacaoeperiferias

Whatsapp: +55 21 98293-8516

 

Link para o Coletivo
 –https://join.wsf2021.net/organizations/7217 –  https://join.wsf2021.net/activities/4674

 

Comentario Equipo Publicacion: Noticia publicada a partir de mensaje  email mandado a  gtf.news@wsf2021.net 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.